Amigos que buscam a Deus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deus não dá prémios a preguiçosos.

Ir para baixo

Deus não dá prémios a preguiçosos. Empty Deus não dá prémios a preguiçosos.

Mensagem por Romario Dom 25 Out 2015 - 19:59

Hoje quero abordar um tema muito importante acerca da diligencia focando especialmente na área espiritual. A declaração/doutrina que quero defender hoje é que Deus se deixa achar somente à aqueles que diligentemente procuram por Ele.

Neste artigo prossigo aprensentando os seguintes argumentos:

1- Sabemos que a criação nos revela muito do carácter de Deus, em romanos 1:20 afirma "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;", então a criação apesar de estar amaldiçoada, ela ainda continua nos ensinando acerca da pessoa de Deus, então até mesmo na criação vemos que Deus fez a coisas de maneira que só obtemos coisas boas através da diligencia, se o agricultor quer ter um bom campo de cultivo, ele terá de trabalhar, se queremos estar bonitos temos de trabalhar a nossa aparência, se o cientista quer descobrir uma cura de uma doença ele terá de investigar muito, enfim os exemplos são muitos, Deus não poderia nos dar tudo prontinho sem precisar de trabalhar? Claro que sim, mas então porque Ele escolheu não fazer assim? Porque Deus não compactua com o
ócio e também é uma maneira de Deus ser justo, pois fazendo assim Deus recompensa somente aqueles que estão realmente interessados , ninguém dará um presente para quem não está minimamente interessado naquilo, seria um insulto para ti, então Deus de certa forma Ele faz isso, Ele dá as coisas somente a aqueles que estão interessados e os que são interessados são somente aqueles que buscam com muita diligencia

2- Construindo o argumento a partir da criação, então não seria lógico de se pensar que se Deus determinou que só por meio da diligencia podemos obter coisas boas do mundo criado, será que Deus não faria que Ele mesmo, O Verdadeiro Tesouro não seria encontrado por meio da diligencia? Será que Deus dá mais valor à criação do que Ele mesmo? Claro que não! Incorrer nisso seria grave heresia. Deus deixou deixou bem claro que somente aqueles que o buscam Ele deixaria ser achado, Deus nunca deixou uma promessa de se revelar a gente desinteressada Nele que nem se preocupam com a sua eternidade.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Jeremias 29:13,14



Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus

Provérbios 2:3-5
.


Então a partir desses dois textos(existem inumeros) vemos que Deus só se revela à aqueles que o buscam com diligencia.

3- Será que a salvação também é só para aqueles que a buscam com diligencia? A resposta é sim!! Primeiro uma das razoes é que Jesus nunca ensinou que a salvação é algo fácil que qualquer preguiçoso e desinteressado era capaz de obte-lo, Jesus mesmo disse: "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão"(Lucas 13:24). , esse versículo não nos dá a tirar a conclusão é algo fácil, se fosse fácil Jesus diria "poucos não conseguirão entrar", o proprio Apostolo Paulo afirmou "pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. (Atos 14:22)" e tambem Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".
João 6:27.

O segundo motivo é que a bíblia nos dá imagens de como é a salvação de Cristo, e nos evangelhos temos imagens tais como o cego que teve de enfrentar a multidão que o dizia para a calar a boca, a mulher da hemorragia que corria o risco de ser pisoteado pela multidão quando foi ter com Jesus, a prostituta que teve a coragem de entrar na casa de um fariseu para ir ter com Jesus, mesmo enfrentando as criticas e o desprezo dos fariseus, o homem que era possuído por muitos demónios, enfim são inúmeras imagens que ilustram isso, pessoas que para encontrar Cristo tiveram de passar por dificuldades e obstáculos, isso mostra que a salvação é somente para aqueles que buscam com diligencia, esses obstáculos claramente não seriam enfrentados pelo despreocupado e pelo preguiçoso.
Terceiro, vemos que Cristo ensinava por parábola, as escrituras dizem: E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;(Mateus 13:10,11) , porque Cristo ensinava por parábolas? Porque Cristo em vez de facilitar as coisas e ensinar tudo claramente, Ele ensinava por parábolas? Até mesmo os discípulos reconheciam que Jesus dificultava as coisas em Joao 14.29 "Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.", qual é o motivo de Jesus dificultar as coisas assim? O motivo é que Jesus dificultava as coisas para aqueles que realmente estivessem interessados na salvação pudessem compreender essas verdades essenciais, outra vez, Jesus não ia jogar pérolas ao porcos, não ia dar a salvação ao despreocupado, desinteressado e ao preguiçoso, mesmo em muitas parábolas os discípulos foram perguntar a Jesus o significado dessa parábola, os discípulos sabiam que era algo de vida ou morto, então por isso tiveram uma postura diligente de ir perguntar a Jesus,ao contrario da multidão que ouvia mas não ia até Cristo para saber o significado da parábola, ate mesmo o versículo seguinte a João 14.29 mostra que os discípulos perguntavam a Cristo sobre o significado das parábolas "Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.", então vemos aqui também que a salvação para aqueles que buscam a Cristo diligentemente.

Esse ensinamento poderá levantar algumas dificuldades, principalmente à aqueles que passaram muito tempo ouvindo o ensinamento da "salvação fácil", graça barata, e poderia levantar alguns questionamentos tais como:

1- "Isso não é ensinar salvação por obras?"
R: Não, não é salvação por obras, salvação por obras é ensinar que podemos merecer o favor de Deus por nossos méritos, mas aqui não é o caso, aqui a questão é buscar a Cristo para nos salvar, como falei acima quando por exemplo Zaqueu se esforçou para subir na árvore para ver Jesus, ele foi diligente em buscar a Cristo, mas nenhum de nós afirma que Zaqueu ganhou a sua salvação mas também afirmamos que se Zaqueu não fosse atrás de Cristo e enfrentasse os obstáculos, ele não seria salvo, então é bom não confundirmos as coisas.

2- "Porque é necessario tanta diligencia?"
R: Alem dos motivos que citei acima de que Deus não dá as coisas para o desinteressado e preguiçoso, também devemos estar cientes que existem os inimigos da nossa salvação, existe o diabo, o mundo e o nosso próprio coração, por sermos naturalmente servos do diabo desde nosso nascimento temos muitas visões distorcidas acerca de Deus, Cristo, salvação, pecado, e outras doutrinas fundamentais para salvação, e por causa disso é necessária a diligência em buscar a Cristo para nos corrigir nessas visões por meio do estudo das escrituras, oração, ouvir pregação, também existe a nossa inclinação natural que nos faz ir para longe de Cristo para seguir as coisas proibidas, são obstáculos, não estou dizendo que temos de nos limpar e preparar antes de ir a Cristo, mas sim que existem obstáculos que nos impedem de ir a Cristo, são mentira que nos aprisionam e nos impedem de ir a Cristo, então só sabermos de quais são esses obstáculos e como vence-los se diligentemente buscar-mos a Cristo para receber instrução Dele, por exemplo se alguém ouve sobre o arrependimento mas está ignorante da natureza do arrependimento, essa ignorância sem duvida é um obstáculo para a salvação desse individuo, então ele tem de ser diligente em buscar entender a natureza do arrependimento, ou mesmo se ele não sabe que é aquilo que o está fazendo tropeçar, ele pode buscar a Deus para o mostrar qual é a pedra que o está impedindo de ser salvo.

3- "Mas Deus não salvou algumas pessoas que nem o buscavam?"
R: Isso é verdade como no caso do Apostolo Paulo, mas isso são exceçoes que ocorrem raramente, até mesmo na escrituras conversões com elementos extraordinários desse tipo são raríssimos, isso não é modo ordinário de Deus agir, as exceçoes de maneira nenhuma podem constituir a regra, é como por exemplo se Deus te ajudou a ter uma boa nota na prova mesmo se você não estudou, isso não significa que Deus costuma e vai continuar agir assim, e nem significa que agora Deus vai te dar nota sem estudar em todas as ocasiões, outro exemplo é que muitos cientistas descobriram coisas ao "acaso" que nem estavam pesquisando mas nenhum cientista em perfeito juízo por causa disso vai agora ficar sentando esperando a "luz do céu" vir sobre sua mente e fazer a descoberta, se querem descobrir algo eles sabem que tem de estudar e pesquisar apesar de saber que outros descobriram ao "acaso".
Não devemos usar as escrituras para tentar a Deus, e usar como desculpa para nossa preguiça, agir assim é perigoso, não aposte sua alma numa acção extraordinária em indivíduos particulares e achar que Deus vai fazer isso contigo também, devemos obedecer a palavra de Deus que deixa claro que só aqueles que o buscam O achará, Deus nunca prometeu que nos converterá exactamente igual a Saulo(e se Ele não prometeu não está obrigado a fazê-lo) mas ele prometeu que aqueles que o buscam O acharão, então você vai apostar sua alma em algo que Deus nunca prometeu ou em algo que Deus prometeu claramente na sua palavra e Ele certamente cumprirá pois Deus não pode mentir.
Não esqueça que desinteresse e preguiça é um modo de resistir ao Espírito também e usar as escrituras para justificar tal postura é um pecado ainda maior, Cristo apareceu a Saulo sim, mas será que Cristo também não te chama a partir deste artigo ou de outros a levantar do seu sono e ir a Ele? Quando Cristo apareceu a Paulo, Paulo obedeceu, Cristo por meio desse texto ou ate por meio de outros Ele te chama mas você continua resistindo com sua passividade e ociosidade, pois vale a pena salientar que na verdade ninguém busca a Deus(rom 3.10), então quando uma pessoa sente a necessidade de buscar a Cristo, isso já obra da graça, então não devemos resistir a Cristo justificando com a conversão de Saulo, devemos obedecer, se você sente Cristo te falando "Vinde a mim" não resista esperando que Ele venha a ti como veio a Saulo, pois Ele já te chama e você continua a resistir. Pessoas querem muito justificar os seus pecados com as escrituras, preferem pensar que Deus os converterá como Saulo mesmo eles não terem interesse nenhum em Cristo do que pensar que a sua postura de desinteresse pode os levar a um endurecimento permanente e os levar ao inferno.

4- "O quanto eu tenho de ser diligente para achar a Cristo"
R: Até você achar a Cristo, uma pessoa que procura um tesouro ele vai procura-lo até acha-lo, aplicará todos os esforço até acha-lo, é claro que não existe um método de buscar a Cristo, seria tolice sugerir algo do tipo, cada alma é diferente, alguns só tiveram de perguntar "O que devo fazer para ser salvo", outros tiveram de gritar, suportar zombaria, viajar longas distancias, mas uma coisa em comum entre todos eles é que eles usaram toda a sua força para buscar a Cristo, não descansaram enquanto não O acharam, então nós também devemos agir de igual forma, sem preguiça. Vale pena salientar de novo que essa busca de modo nenhum é mérito para ser salvo ou uma maneira de limpar a si mesmo antes de ir a Cristo mas sim é buscar a Cristo para que Ele nos dê tudo que precisamos para sermos salvos ajudando-nos a identificar e a vencer os obstáculos que nos impedem de ser salvo.

5- Como posso buscar a Cristo?
R: Através da oração, leitura da palavra, ouvir pregações, buscar ajuda em ministros do evangelho(do verdadeiro evangelho) fieis que podem te ajudar,  mas vale a pena salientar que você deve fazer essas coisas tendo em conta a sua situação actual, de acordo com as duvidas que você tem ou algo que você precisa saber, mas tudo de um modo contextualizado com sua situação, por exemplo pode-se estudar sobre a doutrina da conversão caso tenha duvidas acerca disso e/ou quer estar bem firmado para não cair numa falsa conversão, estudar a pessoa de Cristo, sobre fé e arrependimento tudo contextualizando a uma pessoa que ainda não é salva está procurando a Cristo, por exemplo não faz sentido para uma pessoa que ainda não é salva estudar sobre a mortificação do pecado sendo que isso não trará bem nenhum a ela, isso é um assunto que somente é aplicável a pessoas nascidas de novo, também tome cuidado para não aplicar a ti promessas que são somente para aqueles que já são salvos pois isso te leva a ter uma falsa segurança da salvação, por exemplo se você lê que "tudo opera para o bem daqueles que amam a Deus" se você crê que ainda não foi salvo, por favor não tome posse dessa promessa pois ela não é para ti pois isso é tirar a comida dos filhos e dar ao cachorrinhos. Também é importante orar e pedir a instrução de Deus nos estudos pois nos homens por natureza erramos e entendemos as coisas de maneira errada, nunca estude ou ouça uma pregação sem orar e ao ouvir uma pregação confira tudo com as escrituras.

6- "Eu sou um preguiçoso e desinteressado, há esperança para mim?"
R: Enquanto você continuar assim, não, não há esperança para ti, levante-se do seu sono e busca a vida eterna se você quer salvo, abandone essa vida de ociosidade, de comer do entretenimento do mundo e encher mente com lixo e busque a Cristo, se você sente impotente para isso peça a ajuda de Deus, não deixe o diabo te enganar que não adianta buscar, eu já acreditei nisso e fiquei ocioso por muito tempo, mas quando decidi ouvir uma pregação muita coisa mudou e fiquei interessado em buscar de novo, o diabo vai te dizer "não adianta orar, ouvir pregações, ler a bíblia, nada vai mudar", eu respondo: se você parar as coisas só vão piorar e você com certeza vai para o inferno, então você pensa que ao orar, ler, ouvir, você piorará mais do que isso? Com certeza que não,pelo contrario você está mais perto de achar a Cristo agindo dessa maneira.
Siga o exemplo dos leprosos

Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: "Por que ficar aqui esperando a morte?
Se resolvermos entrar na cidade, morreremos de fome, mas se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos, pois, ao acampamento dos arameus para nos render. Se eles nos pouparem, viveremos; se nos matarem, morreremos".

2 Reis 7:3,4

Se você parar parado com certeza morrerá mas se buscar a Cristo não é probabilidade de você viver, é uma certeza

Concluo esse artigo, e espero que seja uma bênção para todos, sei que tem muitas falhas mas que Deus use esse pobre texto para nos abençoar, principalmente a mim. Amém
Romário Livramento
Romario
Romario
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 05/09/2015
Idade : 30
Localização : Cabo Verde

https://amigoquebuscadeus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos